Homem é suspeito de tentar enviar cobra pelos Correios em RO


Dez animais silvestres foram resgatados e apreendidos em Porto Velho durante uma ação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na última sexta-feira (3). Os animais estavam na casa de um homem investigado por tráfico.

As investigações tiveram início em agosto de 2023 quando um homem tentou despachar uma cobra pelos Correios como se fosse uma encomenda comum. O animal tinha como destino o estado de São Paulo.

Na ocasião, o homem entregou a encomenda na agência dos Correios, localizada na BR-319, e foi embora. Com a descoberta do animal dentro da caixa, foram iniciados os trabalhos para a identificação do suspeito.

Na última sexta-feira (3), agentes do Ibama fizeram buscas na casa do homem. Lá foram encontrados dez animais silvestres, incluindo uma jiboia albina - considerada rara na natureza - outras cobras, iguanas e jacarés.


Jacarés estavam entre os animais silvestres resgatado em Porto Velho — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O suspeito foi conduzido até a superintendência do Ibama, onde prestou esclarecimentos sobre cuidados e armazenamento dos animais e em seguida foi encaminhado à Polícia Federal (PF). Ele deve pagar multa e responder por tráfico de animais silvestres.

Os animais foram encaminhados para o centro de triagem do Ibama, onde devem ficar em observação antes de serem devolvidos à natureza.


Cobras estavam entre os animais resgatados durante ação do Ibama em Porto Velho — Foto: Reprodução


Fonte: G1/RO