Após solicitação da Polícia Militar de Rondônia e recomendação do Ministério Público, não será permitido o uso de drones durante desfile de blocos carnavalescos nas ruas e avenidas de Porto Velho. O tenente-coronel PM Wilton Amorim, Coordenador Regional de Policiamento I, explicou que a PM utilizará drones de alta tecnologia para flagrar e inibir ações de vândalos contra participantes dos desfiles carnavalescos. Além dos drones, o helicóptero da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, realizará filmagens que poderão ser cedidas aos veículos de imprensa.
O tenente-coronel PM Amorim informou ainda que estão proibidos os carros de som, paredão, nas avenidas, pois eles acabam promovendo problemas, posterior aos eventos de carnaval e os veículos que estiveram causando transtornos serão removidos ao pátio do Detran. “Esperamos que todos possam se divertir nesta festa popular promovida em todo país e aqui em Rondônia não é diferente, com paz, tranquilidade e muita alegria”.
O Comandante-Geral da Polícia Militar destaca trabalho realizado pelos policiais militares durante o policiamento no Carnaval de 2024. Os PMs demonstraram habilidade notável na gestão de multidões, prevenção de conflitos e resposta eficiente a emergências. A integração com outras forças de segurança e a colaboração com a comunidade são elementos-chave para o sucesso operacional. Este desempenho reflete o compromisso da instituição em servir e proteger a sociedade.
Operação Lei Seca
Na operação Lei Seca, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito e Polícia Militar na noite desta sexta-feira, foram presas duas pessoas por embriaguez ao volante.
Mandados
O Batalhão de Choque da Polícia Militar, cumpriu mandado de prisão contra um elemento que estava conduzindo uma motocicleta em alta velocidade no sentido contrário da avenida Campo Sales com BR 364. Durante o policiamento de carnaval, a Força Tática do 1º Batalhão, também cumpriu um mandado de prisão e prendeu outro homem, no bairro areal. Os elementos estavam em atitude suspeita dentro de um bloco de carnaval, mas foram reconhecidos e presos.
A Polícia Militar registrou também que duas pessoas foram atendidas no hospital João Paulo II, por volta de 1h50. Segundo a PM, em contato com as vítimas, elas informaram que estavam no carnaval no centro de Porto Velho, quando em dado momento ouviram vários disparos de arma de fogo. Um foi alvejado de raspão no peito e no braço esquerdo e o outro foi alvejado no braço esquerdo. Nenhuma das vítimas soube informar quem foi o autor e também o motivo de serem alvejados.
Por Lenilson Guedes/PMRO