Duas pessoas foram presas em flagrante, uma pelo crime de invasão de terras públicas com intenção de ocupação e outra pelo crime de desmatamento clandestino, durante uma ação realizada pela Polícia Federal (PF) na Terra Indígena Igarapé Lage, em Nova Mamoré (RO) e Guajará-Mirim (RO), na última quinta-feira (21).
Segundo a PF, investigações revelaram que os invasores haviam criado um grande corredor dentro da Reserva, incluindo a construção de pontes e habitações no local. Além dos criminosos, a PF também encontrou veículos, motosserras e outras estruturas que eram utilizadas para apoio às práticas ilícitas.
No local, a área desmatada alcança 840 hectares, extensão que corresponde a mais de 120 estádios do Maracanã (RJ).
Ainda durante a ação, a PF apreendeu cerca de 66 metros cúbicos de madeira extraídos ilegalmente da Terra Indígena.
A operação “Wari” contou com o apoio do Exército Brasileiro, Fundação Nacional do Indígena (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O nome da operação faz referência ao grupo indígena que habita a TI Igarapé Lage.
Dois Homens são presos dentro da Terra Indígena Igarapé Lage, RO durante operação da PF — Foto: Reprodução/ Polícia Federal
Fonte:G1