Na tarde do dia 22 de abril de 2024, o Tribunal de Justiça de Rondônia testemunhou um momento solene e marcante: a posse de 15 novos magistrados, aprovados no 20º concurso para ingresso na Magistratura do Estado. A cerimônia, realizada na sede do TJRO em Porto Velho, foi conduzida pelo desembargador Raduan Miguel Filho, presidente da instituição, e contou com a presença de uma série de autoridades de outros poderes, magistrados, convidados e familiares, os quais foram homenageados, tanto pelos empossandos quanto pelas autoridades que reconheceram neles o reflexo de uma trajetória de luta e vitórias.
Após as formalidades de praxe, que incluíram a execução do Hino Nacional, a leitura do Termo do Compromisso e Termo de Posse, os novos juízes foram chamados, individualmente, para assumir seus cargos. A solenidade foi marcada por discursos repletos de emoção, que ressaltaram a importância da coragem, dedicação e compromisso com a Justiça para o exercício da magistratura.
A juíza substituta Muriel Clève Nicolodi emocionou a todos ao falar em nome da turma. Ela destacou a singularidade de cada trajetória, permeada por desafios superados com determinação e a importância do apoio mútuo durante essa jornada. Com um tom reflexivo, ela enfatizou que "a caminhada foi longa, ninguém vence sozinho".
Em seguida, a representante da Advocacia compartilhou palavras de reconhecimento e inspiração, celebrando as premiações nacionais conquistadas e desejando sucesso aos colegas em suas futuras empreitadas. Em seu discurso, Vera Paixão transmitiu um sentimento de orgulho pela conquista e pela dedicação demonstrada por cada membro da turma.
A presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), juíza Fabíola Inocêncio, expressou profunda alegria e deu boas-vindas aos novos(as) magistrados(as). Em suas palavras, ela reconheceu os desafios que aguardam cada um no exercício da magistratura, mas também enalteceu esses desafios como oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
O procurador Grott, em seu discurso, trouxe à tona citações inspiradoras de Rui Barbosa e Gonçalves Dias, ressaltando a importância da luta, da força e da bravura no enfrentamento dos desafios que permeiam o universo jurídico. Sua fala foi, acima de tudo, um convite à resiliência e à determinação diante das adversidades.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos, destacou a relevância do papel dos novos magistrados como guardiões dos direitos fundamentais e, também, como servidores da Justiça. Ele enfatizou a importância de enfrentar os desafios únicos que se apresentam no exercício da magistratura, promovendo a Justiça com sabedoria e imparcialidade.
O desembargador Roosevelt Queiroz Costa, decano do TJRO, trouxe uma perspectiva histórica ao discurso, recordando os desafios do pioneirismo enfrentados pelos magistrados, que, como ele, iniciaram sua jornada após a criação do Estado, em 1982. Ele destacou a vanguarda do tribunal, que serve como modelo para outras instituições do país; e enfatizou a importância do conhecimento e domínio da lei no exercício da magistratura. Além disso, ressaltou a relevância da formação oferecida pela Emeron para preparar os novos juízes para os desafios que enfrentarão.
Por fim, o presidente do TJRO, Raduan, encerrou os discursos com uma mensagem inspiradora, na qual destacou a importância da confiança que o cidadão deve ter na justiça e a responsabilidade que isso acarreta para os magistrados(as). Ele exaltou a coragem, dedicação e atenção aos detalhes como virtudes essenciais de um bom juiz; e ressaltou que cada processo, cada parte envolvida, demanda cuidado e imparcialidade.
Ainda com relação ao discurso do presidente da Corte, desembargador Raduan, ele comentou sobre a expressão: "ainda há juízes em Berlim", enfatizando sua origem histórica e sua aplicabilidade atual, e enalteceu a trajetória de estudos e esforços necessários para ingressar na magistratura. Além disso, ressaltou a importância do compromisso com o serviço público e da sensibilidade para compreender a alma humana, reforçando o papel fundamental dos magistrados como servidores da população e guardiões da justiça.
Ao som do Hino Céus de Rondônia, a solenidade foi encerrada, com momentos de confraternização e parabenização aos novos integrantes do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.
Confira abaixo a lista dos juízes substitutos empossados:
Alle Sandra Adorno dos Santos Ferreira
Bruna Borromeu Teixeira Piraciaba de Carvalho
Carlos Guilherme Cavalcanti de Albuquerque
Elaine Cristina Pereira
Hugo Soares Bertuccini
Jeferson Antonio Zampier
João Felipe Tomazini Assis Carvalho
Marcelo Pimenta Cavalcanti
Marina Murucci Monteiro
Muriel Clève Nicolodi
Pauliane Mezabarba
Rogério Eduardo Werneck Junior
Thiago Milhomem de Souza Batista
Victor de Santana Menezes
Vinicius de Almeida Ferreira