A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) fez uma série de restrições à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) para a realização urgente de mutirões de cirurgias em sete regiões do estado. As ações têm como objetivo principal desafogar enquanto filas de espera dos pacientes na regulação, que são distribuídas em regiões como Vale do Guaporé, Madeira-Mamoré, Central de Saúde, Café, Vale do Jamari, Cone Sul e Zona da Mata.
"Esses mutirões são fundamentais não apenas para atender à demanda imediata por cirurgias, mas também para melhorar a eficiência do nosso sistema de saúde. Ao concentrar recursos e esforços, podemos realizar um volume significativo de procedimentos em um curto espaço de tempo, o que é essencial para reduzir as filas de espera e garantir um atendimento mais rápido”, destacou a deputada Cláudia de Jesus.
A necessidade de mutirões surge em resposta aos diversos desafios que o sistema de saúde enfrenta atualmente, incluindo as insuficiências de profissionais especializados, a falta de leitos hospitalares e a escassez de insumos médicos. Essa situação, além de prolongar o sofrimento dos pacientes, aumenta os custos para o estado devido ao agravamento dos quadros clínicos que exigem internações mais longas e procedimentos mais complexos.
Por Cristiane Abreu I Assessoria parlamentar
Por Cristiane Abreu I Assessoria parlamentar