Inscrições para curso profissionalizante Monitor de Turismo estão abertas até 4 de julho
Estão abertas, até o dia 4 de julho, as inscrições para o Curso Monitor de Turismo, que será ofertado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). O curso vai ser ministrado na modalidade presencial, e as aulas vão acontecer no período de 8 a 19 de julho, na Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, localizada na Avenida Tiradentes, Bairro Industrial. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-formacao-inicial-inscricoes-prorrogadas-ate-04-07/.
O curso prepara o aluno para atuar na condução e monitoramento de visitantes e turistas em locais de interesse cultural. Após a conclusão, o profissional pode trabalhar em diferentes campos, como recreação em eventos, resorts, cruzeiros, eventos, parques, entre outros destinos, nacionais e internacionais. A idade mínima para se matricular é 18 anos, e o candidato deve ter concluído o ensino fundamental II.
EXPOTURISMO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação no setor turístico é pertinente, tendo em vista os investimentos que a gestão estadual vem fazendo nessa área. “O governo está realizando importantes ações nesse segmento econômico”, destacou Marcos Rocha, citando como exemplo, a ExpoTurismo Rondônia.
A feira, que acontece entre os dias 4 e 6 de julho, em Porto Velho, e em uma iniciativa conjunta da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Secretaria de Estado do desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto Fecomércio de Pesquisas Desenvolvimento Educação e Tecnologia (IFPDET). O evento visa promover o turismo local, promovendo a diversidade cultural, histórica e natural de Rondônia, além de fortalecer o setor por meio de capacitação e inovação.
OPORTUNIDADES
A estudante, Emíly Kele Pereira da Silva, de 22 anos, que mora na Vila Denit, zona Rural de Porto Velho, está fazendo o curso de Recepcionista de Eventos no Idep, justamente para abraçar novas oportunidades nesse setor. “Estou me capacitando sempre, porque cada vez mais o mercado exige profissionais preparados para desenvolverem a sua função”, pontuou.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a instituição de ensino capacita seus alunos, conforme a demanda de mercado. “A vasta programação de cursos garante ao aluno opções de se profissionalizar em setores para os quais tenha vocação. O estudante pode optar por cursos técnicos, que duram cerca de um ano, ou os de iniciação e formação profissional cuja duração é menor”, Ressaltou.
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia