Ifro anuncia abertura de 3 mil vagas em cursos de Gradução e Pós-Graduação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) acaba de anunciar a abertura de 3 mil novas vagas para cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) para o ano letivo de 2025. A iniciativa é fruto do Edital nº 25/2023, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e visa ampliar a oferta educacional do IFRO.
Expansão das Vagas
Das 3 mil vagas, 950 serão destinadas a cursos de graduação, sendo 500 para licenciatura e 450 para cursos tecnológicos. Além disso, 2.050 vagas serão oferecidas para cursos de especialização lato sensu, focados na formação de professores, profissionais da educação básica, agentes públicos e no desenvolvimento regional. Os cursos serão distribuídos entre os campi de Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Colorado do Oeste, Jaru e Vilhena.
Processo de Articulação
O processo de articulação para a oferta dos cursos foi liderado pelo Professor Saulo Souza de Macedo, Diretor de Educação a Distância (DEaD/IFRO), com apoio de Ana Cláudia Dias Ribeiro, Coordenadora-Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFRO). "Nosso compromisso é com a interiorização e a expansão da oferta de cursos de graduação e de pós-graduação EaD. O protagonismo do IFRO em Rondônia é reconhecido devido à sua expertise nessa modalidade de ensino", destacou Ana Cláudia.
Compromisso com a Educação
A expansão das vagas reafirma o compromisso do IFRO com a Educação a Distância de qualidade e a inclusão social. O Diretor de Educação a Distância, Saulo Macedo, enfatizou que essa aprovação representa uma responsabilidade social, visando garantir uma educação superior acessível e de qualidade. Ele também ressaltou que o IFRO continua a investir na modalidade EaD com recursos próprios, prevendo um investimento superior a 1 milhão de reais em 2024.
Distribuição das Vagas
Os cursos de pós-graduação terão as seguintes previsões de oferta:200 vagas para Especialização em Docência na EPT, Gestão para a EPT, Segurança da Informação e Educação a Distância na EPT;
150 vagas para Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Gestão de Instituições Públicas;
180 vagas para Especialização em Internet das Coisas, Gestão Ambiental, Educação para a Diversidade Étnico-Racial, Geotecnologia com ênfase em Georreferenciamento de Imóveis e Ensino de Ciências e Matemática.
Para os cursos de graduação, a previsão é de:300 vagas para Tecnologia em Gestão Pública;
150 vagas para Tecnologia em Gestão Comercial;
200 vagas para Licenciatura em Física;
300 vagas para Licenciatura em Pedagogia e EPT.
Polos de Apoio Presencial
Os cursos serão ofertados em 12 Polos de Apoio Presencial da UAB/IFRO, localizados em Ariquemes, Jaru, Buritis, Chupinguaia, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena, Colorado do Oeste, São Miguel do Guaporé, Nova-Mamoré, Guajará-Mirim e Porto Velho. A interiorização da educação pública federal pelo IFRO visa promover o acesso ao ensino superior de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Rondônia.
Ana Cláudia Dias Ribeiro destacou que a aprovação no edital garante o aumento de vagas para estudantes e a formação complementar de profissionais já atuantes na educação. O projeto, promovido pelo Ministério da Educação, também destina bolsas para coordenadores, professores formadores e tutores, além de verba de custeio para a execução do projeto.
Fonte: Da Redação