Pianista de Rondônia vence Concurso Nacional de Mulheres Solistas


A jovem pianista Patrícia Yamazaki, de 15 anos, venceu em 1° lugar o Concurso Nacional para Mulheres Solistas Ligia Amadio. A primeira edição do evento aconteceu no início de setembro em Belém (PA). A conquista rendeu o prêmio de R$ 4 mil e o convite para se apresentar como solista na orquestra sinfônica do Pará ou de Minas Gerais.

Patrícia dividiu o pódio com a também pianista Olívia Tebaldi. Em sua estreia, a disputa contou com mais de 90 inscrições de todo o país. Patrícia ficou entre as 19 finalistas da competição.
Ex-aluna da Escola de Música Villa-Lobos de Porto Velho, aos 15 anos, Patrícia faz aulas de piano com a professora Janne Gonçalves, de Vitória-ES, e já compartilha todo o conhecimento que tem com quem busca aprender mais sobre a música clássica.

O impacto do prêmio na vida de Patrícia gerou mais experiência e conhecimento em seu trabalho. Em meio a desafios durante a disputa, a pianista teve que lidar com a troca inesperada de sua pianista acompanhante em razão de um acidente.

Ensaiar com um novo acompanhante em cima da hora foi um desafio, mas no final, o resultado provou que o esforço da rondoniense valeu a pena.

“Todos os concursos que eu participo me incentivam muito. Eles são a minha motivação para estudar cada vez mais. Além da conquista do prêmio e a vaga na orquestra sinfônica, tenho um concerto solo previsto para acontecer esse ano em Porto Velho. Para honrar esses compromissos, eu preciso estudar bastante”, ressaltou Patrícia.

Segundo a vencedora, a região Norte, principalmente o estado de Rondônia, conta com pouca representatividade da música erudita interpretada por jovens. Seu principal objetivo é ser essa representação que a região carece.

O concurso Ligia Amadio busca criar um ambiente propício que estimule o crescimento e a profissionalização de mulheres solistas, instrumentistas e cantoras de música clássica de todo o país. O evento é uma realização do Projeto Mulheres na Música de Concerto, criado pelas maestras Cibelle Donza e Carolina Faria e produzido por Emanuelle Monteiro.





Assessoria