É HOJE - Rede Amazônica faz debate com candidatos à prefeitura de Porto Velho




A Rede Amazônica realiza na quinta-feira (3) o debate entre os candidatos à prefeitura de Porto Velho. Baseado em perguntas entre os candidatos, o debate é o momento de dar ênfase aos programas de governo de cada um deles.

O debate será transmitido ao vivo pelo g1 Rondônia a partir das 21h (horário local), logo após a novela Mania de Você.

O evento será mediado pelo jornalista Júlio Mosquera, da Globo Brasília. As regras do debate foram informadas aos participantes no dia 20 de setembro em uma reunião com os representantes dos candidatos na Rede Amazônica, em Porto Velho.

O formato do debate foi desenhado para garantir que todos os candidatos tenham a oportunidade de expor suas propostas de forma clara e objetiva. As regras foram protocoladas pela emissora junto ao Tribunal Regional Eleitoral e aceitas pelos partidos.

Participarão os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, conforme recomenda a Lei das Eleições. Desta forma, o candidato Ricardo Frota (Novo) fica de fora do debate.

Veja a lista dos participantes em ordem alfabética:

Mariana Carvalho (União Brasil)
Célio Lopes (PDT)
Dr. Benedito Alves (Solidariedade)
Juíza Euma Tourinho (MDB)
Léo (Podemos)
Samuel Costa (Rede).



Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique pelo nome.

Saiba quais são as regras do debate:


Posicionamento


Os candidatos ficarão posicionados lado a lado. Quando um candidato (sorteado anteriormente) for avisado pelo mediador para fazer a pergunta, ele escolherá a quem irá dirigir essa pergunta. Os candidatos irão perguntar e responder de seus lugares no cenário.


Blocos


O debate terá quatro blocos.


1º: Perguntas com Tema Livre.
2º: Perguntas com Tema Determinado.
3º: Perguntas com Tema Livre.
4º: Perguntas com Tema Determinado e Considerações Finais.


As perguntas serão feitas de candidato para candidato.


Perguntas e réplicas


A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco será sorteada no estúdio da Rede Amazônica, antes do início do debate.


Em cada bloco de perguntas, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta.
Nos dois primeiros blocos de perguntas, cada candidato deverá responder apenas 1 (uma) vez. Assim, todos perguntam e todos respondem.
Nos dois blocos seguintes de perguntas, os candidatos poderão ser escolhidos para responder a, no máximo, duas perguntas.

O primeiro e o terceiro blocos serão de tema livre. O segundo e o quarto blocos, de tema determinado.

Os tempos de pergunta e resposta serão os mesmos em todos os blocos:

30 segundos para fazer a pergunta;
1 e 30 um minuto e meio para resposta;
1 minuto e 15 segundos para réplica;
1 minuto e 15 segundos para tréplica;
1 minuto para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio.


Sinalizadores, colocados em locais visíveis para os candidatos, piscarão uma vez indicando os últimos 10 segundos de tempo disponível, tanto para a formulação de perguntas, quanto para respostas, réplicas, tréplicas e as considerações finais. A luz permanecerá acesa quando o tempo esgotar.

Se um candidato fizer ofensa pessoais a outro, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta. Para isso, no momento da ofensa, deve levantar a mão em silêncio.


Público e Transmissão

O debate será transmitido ao vivo pela Rede Amazônica para todo o estado de Rondônia, com transmissão nos canais oficiais da emissora. Não haverá público presente no estúdio, exceto pela equipe técnica, candidatos e seus assessores.