Em Rondônia teve candidata a vereadora com “zero voto”: veja os piores desempenhos nas urnas na disputa deste ano


Ontem, os vilhenenses foram às urnas para escolherem prefeito, vice, e os treze vereadores que irão decidir os caminhos da quarta maior cidade de Rondônia, a segunda em arrecadação no Estado, pelos próximos quatro anos. Numa votação histórica, reconduziram ao Palácio dos Parecis o atual prefeito, Delegado Flori Cordeiro de Miranda Junior (Podemos).

As urnas também apontaram os eleitos que comporão, a partir de 1º de janeiro do ano que vem, o Legislativo Municipal. Apenas quatro vereadores que concorriam à reeleição conseguiram se manter no cargo. O atual presidente da Casa, Samir Ali (MDB), foi um deles; além de Ali, também conseguiram um novo mandato Pedrinho Sanches (Podemos), Wilson Tabalipa (PL) e Zé Duda (Republicanos).

O vereador mais votado foi o médico Celso Machado, do PL, que concorreu usando o nome “Doutor Celso”, e recebeu 1.835 votos. Já o vereador mais novo eleito em Vilhena foi Gabriel Graebin (PRD), que completou 19 anos em agosto. Ele recebeu 619 votos, tornando-se o mais jovem parlamentar do país (ENTENDA AQUI).

Além do Dr. Celso e do jovem Gabriel Graebin, os vilhenenses também elegeram outros sete que chegam a Câmara pela primeira vez: Roberto Souza Nego, Jander Rocha, Anderson Motorista, do Podemos, Eliton Costa e Amanda Areval pelo Republicanos, e Silvano Pessoa e Rose Batista da Saúde, pelo União Brasil.

A se lamentar é que encolheu ainda mais a representatividade feminina na Câmara. A Casa, que já chegou a ter quatro vereadoras, tem três na atual legislatura, e passará a contar apenas com duas a partir de janeiro de 2025.

O OUTRO LADO DA ELEIÇÃO
As urnas apontaram os eleitos, mas também mostraram aqueles que não foram tão bem assim na conquista de votos. Curiosidade é que teve candidata em Vilhena que não tirou sequer um voto, e ainda assim aparece como suplente. Neia Gomes (PRD) não conseguiu sequer o próprio voto.

O FOLHA DO SUL já mostrou a lista dos 13 eleitos para a Legislatura 2025/2028; confira agora a lista dos 13 candidatos que receberam menos votos.
Neia Gomes (PRD) 0 voto
 
Zilda do Amaral (PV) 6 votos
 
Patrícia Góes (DC) 24 votos
 
João Batista (PV) 31 votos
 
Manoel do União (PSD) 32 votos
 
Celoi (PSD) 32 votos
 
Felipe Fava (PSDB) 39 votos
 
Arilene Correia (PSDB) 39 votos
 
Rubineia do Hospital (MDB) 43 votos
 
Junior Flay (DC) 46 votos
 
Suelismar Barjonas (PRD) 47 votos
 
Presbítero Wilton (DC) 50 votos
 
Baixinha da Distribuidora (PL) 51 votos
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação