Ifro abre recorde de vagas para Cursos Técnicos e Graduações em diversas áreas


O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) abriu inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU) 2025/1, com 4.144 vagas para cursos técnicos e de graduação nos campi de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena. O período de inscrições vai até 23 de dezembro de 2024.

O reitor do IFRO, Moisés Rosa, destacou o recorde no número de vagas ofertadas e ressaltou a importância do processo para ampliar o acesso à educação pública e gratuita. "São mais oportunidades para transformar vidas por meio de uma educação de qualidade", afirmou.

As vagas incluem cursos técnicos integrados ao ensino médio, voltados a quem concluiu o ensino fundamental, e cursos subsequentes para quem já possui o ensino médio completo. Na graduação, há opções de cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados em diversas áreas.

Entre os cursos técnicos integrados, o IFRO oferece formações como Técnico em Agropecuária, Informática, Eletrotécnica, Edificações, entre outros, com ensino integrado ao ensino médio. Já para os cursos de graduação, há vagas em programas como Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, e Gestão Pública, com diversas opções na modalidade de Educação a Distância (EaD) em polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O processo seletivo adota critérios de inclusão com ações afirmativas, garantindo vagas para candidatos de escolas públicas, além de reservas para população preta, parda, indígena e pessoas com deficiência. A seleção será feita com base nas notas do histórico escolar dos candidatos, sem exigência de nota de corte.

A lista de inscritos e o resultado preliminar serão divulgados em 27 de dezembro, com prazo para recursos nos dias 30 e 31 de dezembro. O resultado final e a convocação para matrícula em primeira chamada estão previstos para 6 de janeiro de 2025.

Mais detalhes sobre as vagas e editais podem ser acessados no portal do IFRO ou clicando neste link para redirecionar a página de editais.


Fonte: Da Redação