O vigilante Vanderson Vilena de Assunção, de 38 anos, morreu neste sábado (9) no Hospital João Paulo II, em Porto Velho, após ser baleado enquanto trabalhava na escola Nossa Senhora do Amparo, em 4 de novembro. A família confirmou a morte e iniciou uma vakinha online para arrecadar fundos para o traslado do corpo até Coari (AM), sua cidade natal.
Vanderson foi atingido nas costas enquanto tentava escapar de uma tentativa de assalto. Segundo testemunhas e imagens de câmeras de segurança, o suspeito se aproximou do portão pedindo água, e, ao perceber a intenção de assalto, a vítima tentou correr, mas acabou baleada. Após o disparo, o criminoso fugiu do local.
A vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao hospital, onde passou por cuidados intensivos após ser atingido no pulmão. Em nota, a Prefeitura de Porto Velho destacou investimentos em segurança nas escolas, incluindo câmeras e botão de pânico.
O Sindicato dos Vigilantes do Estado de Rondônia emitiu uma nota lamentando a perda de Vanderson e prestou solidariedade à família.