Após cinco dias, o avião de pequeno porte que era pilotado por Rodrigo Boer Machado de 29 anos, finalmente foi encontrado em uma área de mata fechada no município de Manicoré, no interior do Amazonas. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a aeronave foi encontrada, mas estava totalmente destroçada, e não há sinais de sobreviventes.
De acordo com Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aeronave que sumiu na última sexta-feira (20), não apresentou plano de voo. Duas aeronaves da FAB estavam mobilizadas para as buscas.
Até o momento não há informações se o avião foi encontrado pela FAB ou por ribeirinhos voluntários.
Rota do voo
Segundo Nágila Boer, a mãe do piloto, Rodrigo fez contato com a família no momento em que decolava de Porto Velho, capital da Rondônia, com destino a Manaus, capital amazonense.
Ela disse que o filho sonhava em conhecer a Amazônia e a família o ajudou a organizar a viagem. Ele teria pousado em Ariquemes e seguiu para Ji-Paraná. O piloto relatou ter feito revisões no avião que, estaria com problema. Ele passou o GPS para a família acompanhar o voo e alertou que poderia ficar sem sinal por até dois dias.
Depois de dois dias sem informações, a família fez contato com a FAB. A Força Aérea apurou que o avião teria saído da rota quando seguia para Manaus e o último registro aconteceu em Manicoré.
Confira a nota da Prefeitura de Manicoré
A Prefeitura Municipal de Manicoré, na pessoa do prefeito Lúcio Flávio do Rosário, vem a público informar sobre um triste acontecimento que abalou nossa comunidade, 25 de dezembro. Foram encontrados os destroços da aeronave de pequeno porte que caiu na última sexta-feira na zona rural da cidade.
As equipes de busca, que trabalharam arduamente em condições desafiadoras, localizaram os destroços a aproximadamente dois quilômetros da Comunidade Bom Jesus, estrada Igarapé Grande, em uma área de difícil acesso.
A Prefeitura lamenta profundamente essa tragédia e se solidariza com as famílias das vítimas, o piloto Rodrigo Boer e Breno Braga Leite.
Neste momento de dor, a gestão municipal se coloca à disposição para oferecer o suporte necessário às famílias afetadas e agradece o empenho de todos os envolvidos nas buscas.
Fonte: radaramazonico