A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de Rondônia encerrou o biênio 2023-2024 com conquistas significativas e novos desafios pela frente. Entre os principais debates feitos, estão a regionalização do sistema de saúde, o andamento de obras de hospitais em diversas regiões do estado, defesa de maior transparência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorias nas consultas, exames e cirurgias dos pacientes.
“Nosso trabalho foi pautado na construção de soluções para aproximar os serviços de saúde da população, garantindo acesso a consultas, exames e cirurgias nas cidades de origem, sem a necessidade de deslocamentos longos e desgastantes”, afirmou a deputada Cláudia de Jesus, que é presidente da Comissão. A última reunião desta legislatura ocorreu de maneira extraordinária nesta quarta-feira (11). Os deputados Alan Queiroz e Rosângela Donadon participaram.
OS ANDAMENTOS
A descentralização do atendimento de saúde foi uma das prioridades da Comissão, com ações voltadas para que as pessoas possam ser atendidas em suas próprias regiões. A construção de hospitais regionais em Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena, além do hospital municipal de Porto Velho, visa reduzir a sobrecarga nos grandes centros e garantir um sistema de saúde mais equitativo. Essas medidas, somadas ao andamento das obras do hospital de Guajará-Mirim, são fundamentais para oferecer serviços mais acessíveis e humanizados, fortalecendo a estrutura local de saúde.
Além disso, a Comissão realizou audiências públicas em várias cidades, fortalecendo o diálogo com sindicatos, movimentos sociais e a população. Foram debatidos temas como o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos trabalhadores da saúde, outras categorias profissionais, e a transparência no SUS, incluindo a cobrança pela publicação das filas de regulação.
OUTRA COMISSÃO
Para 2025, a deputada assumirá a presidência da Comissão de Agropecuária e Política Rural, onde pretende expandir as políticas de incentivo à agricultura familiar e atender outras demandas sociais. Segundo Cláudia, o compromisso é continuar trabalhando por melhorias concretas para Rondônia: “Saímos deste período com a certeza de que avançamos, mas com a consciência de que ainda há muito a ser feito. Continuaremos lutando por uma saúde mais justa e eficiente para todos.” Para o próximo ano, a parlamentar dará continuidade ao trabalho na Comissão de Saúde, assumindo o cargo de vice-presidente.
O gabinete da deputada permanece à disposição da população para ouvir demandas e buscar soluções conjuntas, reafirmando o compromisso com a transparência e o diálogo.
Assessoria