Diante do crescimento da violência que afeta toda região de Porto Velho, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou duas iniciativas buscando apoio tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal. As solicitações tem o objetivo de enfrentar a criminalidade que ameaça a segurança e a qualidade de vida da população.
No âmbito estadual, a parlamentar formalizou o pedido de instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nos Residenciais Orgulho do Madeira e Morar Melhor, áreas que abrigam mais de 6 mil moradores. O pedido foi encaminhado ao Coronel BM Felipe Bernardo Vital, que é Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
A parlamentar ressaltou que esses locais têm enfrentado atividades intensas de grupos criminosos, incluindo tráfico de drogas, tiroteios, furtos e até homicídios, como o trágico caso do cabo Fábio Martins.
“A instalação das UPPs pode trazer não apenas segurança imediata, mas também abrir caminho para políticas públicas integradas em educação, cultura, saúde e geração de emprego, essenciais para resgatar a confiança da comunidade no poder público e prevenir que jovens sejam aliciados pelo crime organizado”, comentou a deputada.
Ajuda do governo Lula
Já no plano federal, a deputada enviou um ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitando medidas emergenciais para conter a violência. Entre as propostas, destacam-se a necessidade de transferência de líderes criminosos para presídios federais de segurança máxima.
E também investimentos em infraestrutura de segurança, com aquisição de viaturas, armamentos e equipamentos para as polícias civil e militar. Mais ações de inteligência integradas entre órgãos estaduais e federais para desarticular organizações criminosas. Outra medida solicitada é de mais políticas preventivas, voltadas especialmente à juventude em situação de vulnerabilidade. Cláudia de Jesus solicitou ainda ao governo federal aumento do efetivo de homens da Força Nacional que está sendo enviado para Rondônia.
“Precisamos de uma resposta rápida e coordenada entre Estado e União. A população de Rondônia não pode continuar refém da violência. Nosso gabinete está à disposição para contribuir com soluções eficazes e integradas”, disse Cláudia de Jesus.
A deputada finalizou reafirmando seu compromisso em trabalhar pela segurança e bem-estar do povo rondoniense, colocando-se à disposição das autoridades competentes para dialogar e implementar as ações necessárias.
Assessoria