Dois óbitos por covid-19 em Porto Velho estão sob investigação


Dois óbitos causados por covid-19, registrados nos primeiros dias de 2025, estão sob investigação epidemiológica em Porto Velho. O aumento de casos da doença levou a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a emitir nesta segunda-feira (6) o Alerta Epidemiológico nº 1, com orientações à população e reforço nas medidas preventivas.

A Semusa orienta a população a intensificar cuidados como o uso de máscaras, distanciamento social e a busca por atendimento médico em caso de sintomas respiratórios.

Unidades de saúde da rede municipal estão realizando testes para detecção da doença. Pessoas com sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, febre, perda de olfato ou paladar, entre outros, podem realizar os exames a partir do segundo dia de sintomas. É necessário apresentar o cartão do SUS e um documento oficial com foto.

A imunização contra a covid-19 segue como a principal defesa contra as formas graves da doença. Todas as unidades de saúde, tanto na zona urbana quanto na rural, disponibilizam vacinas para completar o esquema vacinal e doses de reforço, conforme orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Cenário atual


De acordo com a Semusa, a sazonalidade da covid-19 nos meses de dezembro e janeiro tem contribuído para o aumento dos casos. No entanto, a instabilidade no sistema e-SUS Notifica, utilizado nacionalmente para monitorar os dados, tem dificultado o acesso a informações detalhadas.

A Prefeitura de Porto Velho reforça o apelo para que a população mantenha os cuidados individuais e coletivos, destacando que a conscientização e a colaboração de todos são fundamentais para conter a disseminação da doença.


Fonte: Portal da Cidade Online