Prefeitura de Porto Velho reforça importância da vacinação infantil com a proximidade da volta às aulas



Com o aumento dos casos de gripe e covid-19 registrados recentemente, a Prefeitura de Porto Velho alerta pais e responsáveis sobre a importância de manterem o cartão de vacinação das crianças em dia. A medida é fundamental para garantir a proteção da saúde dos estudantes e da comunidade escolar com a retomada do ano letivo, programada para o dia 10 de fevereiro na rede municipal de Educação.

Vacinar as crianças não apenas previne o contágio por doenças graves, como também protege indiretamente colegas, professores e outros familiares. As vacinas do calendário nacional são ofertadas gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS) e incluem doses contra influenza, covid-19, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, entre outras.

O alerta considera que, com a volta às aulas, há maior circulação de vírus no ambiente escolar, e manter o cartão de vacinação atualizado é essencial para evitar surtos e proteger as crianças. A vacinação contra a covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação como rotina para grupos específicos, entre eles crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Já a influenza está relacionada à alta taxa de hospitalização de crianças com menos de 5 anos. Por não terem o sistema imunológico desenvolvido, sem a proteção da vacina elas ficam ainda mais suscetíveis a complicações como pneumonia, otite, sinusite, chiado no peito e falta de ar, ao contraírem influenza. Por isso, é fundamental manter a vacinação anual contra a gripe neste público-alvo, que inclui as crianças de 6 meses até cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

LOCAIS DE VACINAÇÃO


Pais ou responsáveis podem procurar a UBS mais próxima de sua residência para atualizar o cartão de vacinação das crianças.
Confira aqui os endereços e horários de funcionamento das unidades.

Texto: Renata Beccária
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)